sexta-feira, 9 de dezembro de 2011


Existe uma idade limite para as apresentadoras?





A saída de Fátima Bernardes do Jornal Nacional gerou comoção – e audiência dois pontos acima do normal – na segunda-feira. A versão oficial da despedida da jornalista é de que ela irá comandar um novo programa na mesma emissora. Mas, de acordo com a coluna de Keila Gimenez, publicada hoje naFolha, existe uma outra história circulando nos bastidores da Globo.
Segundo boatos, a troca de Fátima Bernardes por Patrícia Poeta se deve ao início da transmissão de imagens em alta definição pela TV Globo. Com mais nitidez na tela, Fátima ficaria muito velha para aparecer em horário nobre atrás da bancada do jornal mais assistido do país.
Minha reação no começo foi pensar “ah, isso é maldade, não pode ser”. Mas infelizmente, exemplos de discriminação por conta da idade são recorrentes hoje em dia, principalmente na TV.
Basta uma atriz passar dos quarenta e pouco para a sua gama de papéis ficar limitada às matriarcas e eventuais vilãs secundárias da trama. Engraçado, o mesmo não ocorre com os homens, né? George Clooney, Clint Eastwood, Sean Connery e o próprio William Bonner são apenas alguns exemplos de homens que ficaram mais populares com o “charme” da velhice.
Acho que o ostracismo causado pela idade das mulheres no mundo das novelas e filmes é mais conhecido, e eventualmente denunciado por atrizes. Mas no jornalismo a coisa costuma ocorrer em silêncio.
No começo do ano, o caso de uma jornalista britânica que processou a BBC deu o que falar. Miriam O’Reilly, de 53 anos, foi apresentadora de um programa da emissora por quase uma década. Nos últimos tempos, passou a ouvir de seus chefes comentários como “não é hora do Botox?” e “cuidado com essas rugas quando a alta definição chegar”. Ela ignorou os conselhos e foi dispensada. O’Reilly disse ao tribunal que o único motivo que deram para a sua demissão foi de que queriam “renovar” o programa.
A jornalista ficou  inconformada. “Não acho que rugas são ofensivas”, disse na época. Em janeiro deste ano ela ganhou um processo por discriminação de idade, e a BBC se desculpou oficialmente.
Não acho que a saída de Fátima Bernardes do Jornal Nacional seja realmente motivada pela sua idade, e desejo muita sorte para a jornalista em seu próximo programa. Mas acredito que devemos manter os olhos abertos para casos de discriminação por causa da idade e, se necessário, seguir os passos de O’Reilly e levar a questão para a justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário