sexta-feira, 9 de dezembro de 2011


Fátima Bernardes: “O jantar com meus filhos está garantido”

Eleita a melhor jornalista de tv no Prêmio QUEM 2011, ela respondeu às perguntas enviadas pelos leitores ao site da revista e falou sobre as mudanças e a família.

O “boa noite” que Fátima Bernardes disse na segunda-feira (5) encerrou um capítulo importante não só da carreira da jornalista, mas também da história do "Jornal Nacional". Foram 13 anos e nove meses dividindo a bancada do telejornal de maior destaque da TV brasileira com o marido e editor-chefe, William Bonner. Aos 49 anos, Fátima – ganhadora do Prêmio QUEM 2011 de melhor jornalista de TV (veja a lista completa dos vencedores a partir da página 87) – anunciou, na quinta-feira (1º), sua saída do JN e a estreia de um programa próprio. 
“Meu maior desejo, agora, é passar os próximos meses dedicada a transformar esse projeto em algo que realmente interesse ao público”, disse ela, que respondeu às perguntas dos leitores enviadas ao site de QUEM. Na entrevista a seguir, ela fala sobre a vida de casada, a relação com os filhos e conta seus segredos de beleza: “Dormir bem, fazer sempre alguma atividade física que seja prazerosa, comer direito, evitar exageros, tomar sol só com proteção e por aí vai. Agora, que felicidade deixa todo mundo mais bonito isso é fato”. 

1 - Não teve receio de sair do JN? Como vai ser o programa, terá entretenimento e jornalismo? 
Maria Fernanda Viana, por e-mail 
Estive à frente do JN por 13 anos e nove meses. Fiz muitas coberturas importantes, aprendi muito, e agora queria partir para novos desafios. Meu medo era não conseguir que a Globo se interessasse por meu projeto. Felizmente deu certo.

2 - O que achou de escolherem a Patrícia Poeta para dividir a bancada com o Bonner? 
Fernando Vieira, Florianópolis (SC) 
Fiquei muito feliz com a escolha da Patrícia. Não só porque somos amigas, mas porque acredito que ela tem o perfil e construiu uma carreira que a gabaritou para chegar ao JN.

3 - No ano passado, em entrevista a QUEM, você disse que já pensou em largar tudo para acompanhar melhor o crescimento dos filhos. O que a motivou a continuar? 
Williane Silva da Câmara, Natal (RN) 
O que eu disse é que há momentos em que você está tão sobrecarregada que pensa até em parar. E tenho certeza de que esse sentimento não passou só pela minha cabeça, mas também pela de muitas outras mulheres que se desdobram em múltiplas tarefas. Mas meus filhos sabem que têm toda a atenção possível, estão com 14 anos e sou muito nova para pensar em aposentadoria. 

4 - O “tio” William é um homem à moda antiga, daqueles que ainda mandam flores e levam café na cama? 
Carla Vitória de Sousa, Campina Grande (PB) 
O William é um homem romântico, mas não porque manda flores ou serve café na cama. O romantismo tem que estar nas pequenas delicadezas de todos os dias, no interesse pelo outro, na cumplicidade. Ele é esse tipo de romântico.

5 - Ser mãe não é uma tarefa fácil. Como você é? Coloca de castigo quando eles desobedecem? 
Gleice R. Gimenes, São Paulo (SP) 
Hoje não preciso mais botar de castigo nem para pensar, porque eles já estão grandes, mas já fiz isso, sim. Acho que impor limites ajuda muito a criança, dá segurança, ela sente que tem alguém cuidando dela, ajudando-a a entender como deve se comportar. Agora, tem que começar logo cedo.


6 - O que você faz para continuar com essa aparência sempre jovem? 
Vanessa M. Vieira, São Borja (RS) 
Vanessa, muito obrigada pelo elogio. Mas acho que a beleza tem relação com algumas escolhas que fazemos ainda bem cedo. Dormir bem, fazer sempre alguma atividade física que seja prazerosa, comer direito, evitar exageros, tomar sol só com proteção e por aí vai. Agora, que felicidade deixa todo mundo mais bonito isso é fato. Basta ver como as noivas e as grávidas ficam lindas.

7 - O William disse numa entrevista que era quase um milagre vocês estarem juntos, porque vocês são muito diferentes. Que diferenças você destacaria em cada um? 
Tamiris de Souza Lima, por e-mail 
As nossas diferenças são de comportamento. Por exemplo: adoro planejar com muita antecedência as nossas viagens, gosto de programar os fins de semana. O William fica mais feliz com os improvisos, as surpresas. Mas no que realmente importa, na essência, no que queremos para a nossa vida e a dos nossos filhos, somos muito parecidos. 
8 - Sente saudade do balé? 
Fabiana Costa, Teresina (PI) 
Sinto muita saudade das amigas, das aulas, dos ensaios, as apresentações. Adoro dançar. E aquela foi uma época muito feliz da minha vida. 

9 - Sou do seu fã-clube oficial. Quando você percebeu que estava apaixonada pelo William? De quem partiu a iniciativa de um convite para jantar? 
Mayara Saraiva, São Paulo (SP) 
Não sei exatamente quando descobri que estava apaixonada. Mas me lembro do primeiro convite para jantar. Foi logo depois de eu voltar de uma cobertura eleitoral, em Brasília, em 1989. A partir daí, não nos separamos mais. Vou aproveitar e agradecer pelo seu carinho e dizer que sempre que posso acompanho o seu trabalho e o de suas amigas no blog. 

10 - O Bonner tem alguma mania engraçada? Por que você não tem Twitter? 
Priscila Corrêa, por e-mail 
O William não tem nenhuma mania, não. Acho que o Twitter é o hobby que mais tem a atenção dele atualmente. Ele se diverte com os posts e com os seguidores. Eu ainda não fui mordida por esse bichinho, mas estou começando a pensar nisso.

Um comentário:

  1. Querida Fátima Bernardes. Admiro muito ela! :) A minha pergunta foi a de número 3. Quando vi que minha pergunta foi a selecionada e ela me respondeu fiquei muito feliz. Um grande privilégio!

    Abraços :*

    ResponderExcluir