terça-feira, 22 de junho de 2010





http://especiais.jornalnacional.globo.com/jnnacopa/

Sábado de sol. Pela janela do hotel, parecia fazer calor. Mas que nada, o frio não dava trégua. Com vários casacos, luvas e cachecol, decidi sair pra almoçar. O restaurante escolhido fica numa área próxima ao Afrikan Craft Market. Uma espécie de mercado do artesanato. Um formigueiro de gente entrando e saindo por um corredor estreito. Barganhar é fundamental.

Alguns artistas trabalham ali mesmo, entre o atendimento a um ou outro cliente. São muitas máscaras, estátuas de bichos, colares de miçangas, pulseiras de chifre, de madeira. Muitos panos também. Um dos mais bonitos foi feito por uma jovem noiva que só se casaria quando terminasse o trabalho. Foram 13 anos até o tecido de uns três metros de comprimento ficar pronto. Palavra do vendedor.

artesanato_editartesanato3_edit

Esse corredor cheio de bequinhos termina numa praça. De lá, nesse sábado, vinha um som encantador. Daqueles que parecem atrair a gente. Ao chegar ao local, vi que era um grupo de jovens tocando tambores e xilofones gigantes, cantando e dançando. Uma alegria contagiante.

Eles fazem parte de um projeto chamado Smyle (Soweto Marimba Youth League). O objetivo é dar a crianças de áreas pobres, com poucas oportunidades, a chance de aprender música e mudar seu destino. Enquanto isso, eles devem privilegiar a educação e ficar afastados das drogas, do álcool, do crime e da gravidez na adolescência e ainda respeitar os outros e proteger o meio-ambiente.

meninos-tocam2_editmeninos-tocam_edit

O dinheiro do projeto vem de donativos, de patrocínio e também de contratos que são feitos com o grupo para eles se apresentarem em eventos. Na apresentação desse sábado, para turistas no meio da praça, eles vendiam os dois primeiros CDs. Irresistível.

Se vocês quiserem saber mais sobre o Smyle, podem entrar no site deles (www.smyle.co.za). Lá existem várias maneiras de colaborar com o projeto.

Para ampliar as fotos, vocês já sabem, é só clicar nelas. E como foto não emite som, gravei também um vídeo dos jovens tocando. Sintam o alto astral da turma!

FB

http://especiais.jornalnacional.globo.com/jnnacopa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário