quarta-feira, 23 de junho de 2010

http://especiais.jornalnacional.globo.com/jnnacopa/


Festa, música, dança, cores, alegria e sofrimento: vale tudo pelos Bafana Bafana!




Olá! Hoje vivi uma experiência incrível. Fui assistir ao jogo da África do Sul com a França, numa Fan Fest dentro de Soweto. Na região – que é um distrito de Joburg -, vivem cerca de dois milhões e meio de pessoas. As primeiras casas surgiram ali para abrigar os mineiros que chegavam para trabalhar nas minas de ouro, ainda no século XIX. Mas, aos poucos, essa região foi se transformando, durante o regime de segregação racial, num bairro só de negros.

Soweto foi um centro de resistência contra o apartheid na década de 70 e ganhou fama internacional depois do levante de estudantes que se revoltaram contra a decisão do governo de só ensinar a língua dos brancos nas escolas. Hoje, mesmo depois do fim do apartheid, ainda é um local de negros.

palcofamiliavuvuzelas

O telão e o palco com música ao vivo – no mesmo estilo que foi montado na Praia de Copacabana, por exemplo – foram montados no estádio de Elka, como mostrei no JN. Quando cheguei, os Bafana Bafana já venciam por 2 a 0 e fui vendo a cada minuto que passava a praça encher. Os torcedores começaram a acreditar que iam conseguir a classificação.

No momento do segundo gol, eu estava numa das ruas de Soweto e vi a festa dos moradores deixando suas casas para comemorar nas calçadas. Crianças, adultos, senhoras, pulavam de alegria. Diante do telão, olhos vidrados nos passes, lançamentos, ataques dos jogadores.

A produção e o colorido das roupas chamavam a atenção. E o frio ajuda a deixar todo mundo mais bonito. Uma roupa por cima da outra acaba dando um ar de fantasia às vestimentas. O torcedor sul-africano é animado, canta, dança, mas também sofre. Não por muito tempo, é verdade.

brasilzinho criancas_edit

Quem só se diverte, são as crianças. De vuvuzela em punho, elas transformam as cornetas em trenzinho e brincam sem preocupação com o jogo. E cada sorriso… queria ser uma fotógrafa competente para que vocês pudessem ver o que vi hoje em Soweto.

Amanhã, sigo para Durban, onde o Brasil enfrenta Portugal. Se nos classificarmos em primeiro, voltarei para Joanesburgo e certamente farei uma nova visita a Soweto. Com a eliminação dos Bafana, muitos sul-africanos vão torcer para uma outra seleção, também amarela…

E para quem não viu a minha reportagem em Soweto, que foi ao ar no JN, é só clicar aqui.

Até amanhã.

FB



Nenhum comentário:

Postar um comentário