terça-feira, 12 de junho de 2012


Encontro com Fátima Bernardes usa tecnologia inovadora no seu cenário


Pela primeira vez na televisão, programa usa técnica de video mapping

O programa Encontro com Fátima Bernardes traz uma tecnologia inovadora na montagem do cenário. Pela primeira vez na televisão brasileira, um programa usa a técnica de 3D Mapping para promover a troca de cenários virtualmente. Durante o programa, que vai ao ar de segunda a sexta, logo após o Bem Estar, os cenários se alternam em projeções texturizadas, dialogando com as cores do programa.
Cenário do programa Encontro com Fátima Bernardes, que usará tecnologia de video mapping (Foto: Nathalia Fernandes/TV Globo)Cenário do programa Encontro com Fátima Bernardes, que usará tecnologia de video mapping
(Foto: Nathalia Fernandes/TV Globo)
- O 3D Mapping traz novas possibilidades de troca de cenário por projeção. É uma tecnologia nova e difícil de ser implantada. Tudo precisa ser pensado nos mínimos detalhes, desde a distância da plateia até os movimentos da Fátima. Temos que ter um cuidado muito grande principalmente com a luz, que precisa ser recortada para não interferir nas projeções. O cenário tem que atender a essa expectativa em torno do novo programa da Fátima Bernardes - explica a cenógrafa Cristina de Lamare, que, ao lado de Marcia Inoue, teve o desafio de viabilizar a planta cenográfica.
Esta tecnologia permite manter o cenário do programa diário sempre renovado e gera grandes possibilidades ao criar uma atmosfera aconchegante e mutável que dá a sensação de movimento e transformação.
- O 3D Mapping é um recurso inovador, que surpreende pela sua magia. E como por si só poderia virar um verdadeiro show, trabalhamos com os movimento lentos e fundos que mudassem gradualmente. Tudo para não distrair a atenção dos convidados e dos telespectadores. O foco é o que está sendo dito e o mapping é a moldura, que se transforma quadro a quadro, explica Cris de Lamare.
Elementos femininos, como mandalas que vão se fragmentando, também marcam o cenário, pensado especialmente para o programa matinal. A cada semana, novas projeções serão apresentadas, sempre comandadas por dois profissionais.
- A ideia é não parar, sempre fazer algo diferente. E também que seja útil, gerando link, matéria, informação, quase como um personagem de apoio a esse grande bate-papo, conta Fabrício Mamberti, diretor-geral do programa.
A poltrona e o sofá que Fátima Bernardes receberá seus convidados e as possíveis projeções do fundo do cenário (Foto: Nathalia Fernandes/TV Globo)A poltrona e o sofá que Fátima Bernardes receberá seus convidados e as possíveis projeções do cenário (Foto: Nathalia Fernandes/TV Globo)

Por/// ::: Ludhiana Ferreira'

Nenhum comentário:

Postar um comentário